Pastel de Belém na AirFryer (Pastel de Nata / Português)
Que delícia, Pastel de Belém, o famoso pastel de nata português! Todo mundo adora esta delícia, mas muita gente acha difícil de fazer, não pense mais assim, vou ensinar como fazer pastel de belém fácil, rápido e barato. Essa receita é uma adaptação minha e ficou maravilhosa, experimentem!
Ingredientes:
700gr de massa folhada em rolo
500ml de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
4 gemas
1/2 caixinha de creme de leite (100gr)
1/2 xícara de açúcar (100gr)
1/2 colher de chá de essência de baunilha
Para esta receita utilizei forminhas de metal nº3 (6,5cm X 2,5cm), achei o melhor tamanho.
Para começar vamos preparar o recheio. Dissolva o amido de milho com um pouco de leite e despeje em uma panela, em seguida passe as gemas em uma peneira para retirar a película ou retire manualmente e também coloque na mesma panela. Agora acrescente todos os outros demais ingredientes, exceto a essência de baunilha. Leve a panela ao fogo médio ou baixo, mexendo o tempo todo, sem parar, até levantar fervura e virar um creme, como se fosse um mingau de bebê, acrescente a baunilha, reserve e deixe esfriar.
Enquanto isso vamos preparar a massa, na verdade vamos utilizar uma massa folhada já comprada pronta, se quiser pode fazer a sua caseira, na internet tem várias receitas. Enrole a massa folhada fazendo um rolinho, um rocambole, corte fatias de 2cm à 2,5 cm. Agora vem a única parte que tem um segredinho, coloque o rolinho de massa no centro da forminha e aperte com o dedo bem no centro, depois vá apertando com os dedos em direção às laterais formando as bordas do pastel, deixe a massa fininha no fundo, como mostro nas imagens abaixo:
Agora, com o creme já frio, coloque-o em um saco de confeitar e vá despejando sobre a massa folhada nas forminhas, deixando cerca de 1cm de borda livre, se não tiver um saco utilize uma colher mesmo.
Coloque cerca de 6 pasteizinhos na cesta da AirFryer já pré-aquecida, como nas imagens abaixo, e programe por 15 minutos à 200º.
Quando estiverem prontos ficarão estufadinhos, mas ao amornar e esfriar abaixam sozinhos no centro.
Retire com cuidado de dentro da AirFryer, deixe amornar e desenforme, sai facilmente, mesmo sem ter que untar. Se quiser polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva!
Rendimento: 24 unidades
Congelamento: Os pastéis de belém podem ser congelados crús por até 2 meses e preparados na AirFryer, congelados mesmo, da mesma forma que ensinei acima.
VEJA ESTA RECEITA EM VÍDEO CLICANDO AQUI!
Senhor!!!!!! Que delicia. Vou fazer hoje mesmo.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirMaurício, Vc sabe informar se posso usar forma de silicone?
Obrigada.
Sim, pode, mas na forminha de metal nesta receita o resultado é melhor.
ResponderExcluirnão acredito.... vou ter que fazer pena que hoje não tenho a massa folhada em casa, mas amanhã faço com certeza. Rubia
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirMauricio,
Boas as dicas, penso em comprar, passar pelo seu blog ajudou-me a decidir.
Agradeço,
adorei !!! já fiz e ficaram delicosos!! será que posso aproveitar essa receita e colocar um recheio salgado? alguma sugestão?
ResponderExcluirQue bom que gostou Fabíola, obrigado! Vc pode fazer um recheio cremoso, ou pode fazer outras coisas com a massa folhada como Strudel, folhadinhos... tem várias dicas aqui no blog, abraços!
ResponderExcluirNossa....ficou maravilhoso....Habib´s que se cuide...kkkkk...todos amaram aqui em casa, agora faço toda semana, receita fácil, prática e deliciosa. Parabéns pelas receitas....adoro todas!!
ResponderExcluirNossa estão perfeitos,vou experimentar fazer essa versão.
ResponderExcluirBoa noite Mauricio, gostaria de saber se a massa folheada pode ser normal, sem ser de rolo?
ResponderExcluirSIm
ExcluirQuerido Maurício, agradecemos por suas receitas maravilhosas! Fizemos os Pastéis de Belém e foi uma festa! Deliciosos, todos da família adoraram! Pusemos música portuguesa e acabamos até dançando o Vira com as crianças (embora sejamos italianos, adoramos os portugueses!). Parabéns, muito sucesso!
ResponderExcluirEu fiz. Ficou maravilhoso. Obrigada Maurício.
ResponderExcluir